sexta-feira, 29 de abril de 2016

Tópicos de estudos sobre a docência

Aqui neste post estaremos resumindo alguns tópicos que abordam estudos sobre a docência.

O primeiro deles é: Formação Docente por Competências.

Bem, esse tema foca a formação do professor e a capacitação do mesmo de maneira que o docente obtenha a capacidade de manipular múltiplos recursos, tais como a teoria, a prática e como lhe dar com obstáculos que podem surgir no dia a dia do profissional.

Essa ideia surge nos anos de 1960-1970 nos Estados Unidos, não cabendo ao professor uma reflexão sobre o seu trabalho, mas sim estabelecer metas a serem alcançadas a cada dia. Esse modo de pensar começa a avaliar o professor da seguinte maneira: se o aluno é "bom" na escola, implica que seu professor é "bom", se o aluno é "mal" na escola, implica que seu professor é "ruim". E o porque das aspas, você me pergunta, eu respondo: em geral, não existe bom e mal professor, nós somos seres humanos e existem infinitas variáveis, sejam elas emocionais, cotidianas, familiares, que podem influenciar (e influenciam) no seu desempenho, seja você aluno ou professor. 

Então o resumo que fica é: é necessário sim ter uma boa formação, obter competências que te ajude no trabalho, mas não se deve avaliar um professor ou aluno apenas por notas e observações, é necessário observar todo um contexto por trás da história para obter uma avaliação justa (o que não acontece até os dias de hoje).

Obs.: esse sistema chega no Brasil nos anos 90.

O segundo engloba vários artigos sobre os Saberes Docentes.

Ora, o saber docente nada mais é do que a conjuntura de elementos que um professor utiliza para atingir um objetivo em sala de aula. Mas não é tão fácil quanto parece... O professor não deve ser aquele cara que vai entrar na sala de aula, repassar o conhecimento para os alunos reproduzirem numa avaliação e avaliar os mesmo através de suas notas. O docente deve ser o profissional que instiga o aluno à interação com a ciência em questão, e o método para isso acontecer faz parte dos saberes docentes.

Dentre esses saberes estão: Disposição para aprender sempre (principalmente em relação aos alunos), entender o sistema educacional no qual está inserido, refletir a própria maneira de trabalhar, observar a realidade do aluno, dominar T.I. que possa auxiliar em sala de aula, observar e conversar com outros professores, etc. 

Fazendo um resumo da obra, um professor deve ser um profissional que se importa com o seu trabalho e se importa com a vida do outro ao seu lado. Ser professor é ser humano.

Artigo - 1    Artigo - 2    Artigo - 3    Artigo - 4   





Nenhum comentário:

Postar um comentário